domingo, 7 de junho de 2009

Dia Bom

Ser Professor é muito difícil ainda mais com uma campanha nacional onde somente se divulga a incapacidade dos educadores de nosso país...
Dia bom.. Quarta aula da manha uma turma do primeiro ano do ensino médio, melhor dizendo uma das turmas mais difíceis...
Eu aguardando que todos entrassem na sala, após o tão esperado intervalo, parece que eles se arrastam ao invés de andarem...Todos entram, sentam-se...Aguardo que se acalme...Bem nunca começo a aula antes que todos fiquem quietos...isto as vezes demora uns dez minutos... mas são dez minutos fundamentais para que percebam o quanto incomodam quando falam todos ao mesmo tempo.
Comecei a aula ...
- Galera Bom dia!

- Hoje vamos falar um pouco sobre o Egito Antigo, alguém sabe alguma coisa sobre? (silêncio constrangedor) um aluno começa:
-Já sei é onde tem as pirâmides!
-A Cleópatra!
-Isso mesmo! Alguém sabe para que serviam as pirâmides?
Comecei falando um pouco sobre as pirâmides INCRÍVEL (Silêncio questionador)
Todos começaram a fazer perguntas sobre o tema: Prof A Cleópatra era bonita mesmo? Como eles faziam as múmias? O Faraó era mesmo poderoso? O que é aquela estátua que fica do lado das pirâmides? Os egípcios eram negros?Era um barulho poderoso todos perguntando.

Eu fiquei pasma ... Comecei a responder a todas as perguntas, algumas eu não sabia e devolvia para eles ou pedi para pesquisarem em casa, mas foram quarenta minutos de aula... Eles falaram muito, nesta hora percebi o por que decidi ser professora...Somente percebemos que a aula havia acabado quando tocou o sinal...mas mesmo assim eles continuaram conversando sobre o Egito...
No final pedi que guardassem todas as perguntas para a próxima aula. Uma aluna veio até a minha mesa e me disse:
- Prof. Foi muito boa sua aula!

Pensei: Quem foi que disse que o barulho atrapalha mesmo?

2 comentários: