sábado, 13 de junho de 2009

Depressão

Terça Feira... quinta aula do ensino médio, primeiro ano, turma difícil...
Ao chegar na sala vejo refrigerante derramado sobre a mesa e cadeira dos professores, ao fundo da sala percebo uma poça d'água melhor dizendo de refrigentante no chão, uma imensidão de papeis de bala, caderno, goma de mascar, salgadinho, pipoca entre outros que nem me lembro mais porque nesta hora comecei a observar os alunos... era como se toda aquela bagunça fosse normal, conversavam entre eles, eu entrei e ninguém percebeu...
Me senti mal foi me dando uma angustia...calmamente pedi para um aluno ir buscar um pano para limpar a zona...dez minutos se passaram e eu perplexa olhando tudo...
- Professora a tia da limpeza disse que não tem pano e nem vassoura pra limpar!
-Ótimo vamos continuar assim! Nesta hora aparece em minha porta a inspetora de alunos.
-Nossa como ele são bagunceiros né!
- A senhora não poderia me arrumar um pano para que eles possam limpar a bagunça?
- Vou ver lá tá Lu!
Minha angustia era tão grande que cansei sentei em uma cadeira qualquer e abri o diário de classe e comecei a escrever sobre o que me angustiava naquele momento...
Derrepente aparece o vice diretor dá uma olhada e fala:
-Nossa eihn!
Pensei que fosse dar uma bronca mas nada fez... Chegou o pano para limpar a mesa ...Limpei sentei e depois de meia hora do inicio da aula comecei a fazer a chamada enquanto alguns alunos limpavam a bagunça.
Pouco tempo depois passa em frente a minha porta o vice diretor varrendo o corredor...

4 comentários:

  1. Eu li e não achei diferente da realidade daquela OOooOOutra escola na qual você trabalha (huhuh!).
    Por que deixamos isso aí virar lugar-comum na educação?

    ResponderExcluir
  2. Acho que nos faltam forças humanas que acreditam na educação de verdade...Somos culpados por não saber gritar?! Não sei.

    ResponderExcluir
  3. Lu,

    Peço permissão para escrever no teu blog... O Euclides disse n'Os Sertões que o sertanejo é antes de tudo um forte. Bom, depois do que li, acho que o professor é antes de tudo um forte.

    Grande abraço,
    Rapha

    ResponderExcluir
  4. Com toda certeza Rapha fique a vontade e concordo com Euclides e com vc "antes de tudo um forte"

    ResponderExcluir