terça-feira, 7 de julho de 2009

Difícil lutar quando não sabemos onde está o agressor

Bom já faz algum tempo que escutei na sala dos professores:
-Nossa que cheiro de negô!
(Professora se referindo ao cheiro de suor que estava sentindo).
Eu bem agressivamente retruquei... Qual é o cheiro de Negro?
A professora ficou um pouco sem graça... e não soube responder.
Neste ano faz pouco tempo dentro da sala de aula escutei uma aluna:
-"Seu nego...seu escuro!"
(Referindo-se a um colega negro que a perturbava na sala).
E eu como sempre também respondi asperamente:
- De que cor você é?
- Ah Professora eu sempre trato ele assim...
-Ninguém tem o direito de chamar o outro pela cor como ofença...
Quando me dei conta já tinha meio que perdido a noção e continuei falando... E a aluna continuou retrucando...
Outro dia também em sala de professores escutei:
-Sabe aquela aluna moreninha
Isso me deixou muito brava
-Como assim moreninha ela é branca ou negra?
(O professor não sabia dizer...ficou sem graça)
Eu sabia que era uma aluna negra, e respondi:
-Ela é negra! Possui a mesma cor que eu!
-É mais vai que ela se ofende!
- A ofença esta vindo de você que é um educador e está negando a característica fisíca desta menina...
Mais uma vez alguém sem graça...
Difícil lutar quando não sabemos onde está o agressor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário